dezembro 31, 2007

TV Digital


Desde que surgiu no Brasil, em 1950, trazida por Assis Chateaubriand, a televisão passou por grandes transformações: TV em preto e branco, em cores, de plasma, LCD. Tornou-se um aparelho essencial nos lares (algumas pessoas não conseguem viver sem ele). Hoje, esse meio de informação e entretenimento passa por mais uma mudança, com a chegada da TV digital.

"O início da transmissão de sinal digital de televisão, em 2 de dezembro, marca o começo de uma nova era da TV no Brasil. Essa novidade provavelmente vai alterar a rotina de muita gente.

"O sistema analógico de TV, utilizado atualmente, forma a imagem e o som de modo contínuo. Por isso, muitas imagens são vistas com contornos borrados (principalmente nas partes coloridas), chuviscos provocados por interferências (secadores de cabelo, liquidificadores), ruídos, distorções na cor da pele das pessoas, dificuldade para ler textos e números pequenos. A TV digital ultrapassa todos esses limites.

"A maior vantagem de um sistema de TV digital é a melhora da imagem e a consistência de sua qualidade. Enquanto na TV analógica a qualidade da imagem depende da potência do sinal recebido, na digital, até um sinal relativamente fraco produzirá imagens de alta definição. Em muitos casos, a qualidade da imagem será tão boa quanto a que saiu do estúdio. Assim, ter um sistema de TV digital significa usufruir um aumento significativo no detalhe das imagens transmitidas. Além disso, as imagens da TV digital são mais largas e mostram mais da ação, pois, praticamente, dobra o campo de visão dos aparelhos atuais. Isso faz com que o telespectador tenha mais envolvimento ao ver filmes, programas de esportes, de viagens, de natureza e outros. Esse é o motivo de se afirmar que, com a TV digital, pode-se participar da cena.

"Dados digitais poderão ser enviados com o vídeo e o áudio para a TV digital. Esses dados podem conter informações sobre a estação que os envia, quantos programas estão sendo transmitidos, hora e data e informações sobre o programa que está assistindo. Será até mesmo capaz de mudar formatos de áudio e idioma, bem como ver uma listagem dos próximos programas.

"Com a TV digital, as pessoas poderão também escolher o que assistir e, quando não tiverem tempo de ver o programa no horário em que é transmitido, poderão gravá-lo e assisti-lo com calma em outro momento.

"Esses benefícios do novo aparelho, certamente, farão com que o Brasil avance mais um passo na tecnologia dos meios de comunicação, facilitando ainda mais o acesso às informações.


Considerações sobre o avanço da comunicação

"A comunicação — seja ela escrita, seja falada e qualquer outro tipo — é fundamental para o entendimento entre as pessoas. Porém, diante dos avanços tecnológicos, cada vez mais os indivíduos se comunicam de maneira impessoal — utilizam, principalmente, mensagens eletrônicas (e-mails) e instantâneas, sites de relacionamentos, entre outros.

"Como um conceito social, em primeiro lugar, a comunicação diz respeito ao homem e, por extensão, a todos os seres vivos que mantêm relações sociais entre si. Trata-se, em princípio, de um fenômeno concreto, objetivo, que ocorre quando um ser transfere informação ao outro. Desse modo, a comunicação é um processo ativo, ou seja, tem como propósito a interação entre os seres.

"Os meios de comunicação têm avançado significativamente: dos gestos e das figuras nas pedras para a comunicação eletrônica, e a associação da informática com a telecomunicação criou um mundo de possibilidades. Com a revolução da internet, as informações quebraram barreiras e dissolveram as fronteiras das formas de comunicação.

"A internet não pára de se expandir: já é possível acessá-la por meio de telefones celulares e nos telefones fixos e, espera-se, com o advento da televisão digital, que mais pessoas tenham acesso a ela.

"Alguns analistas afirmam que, no futuro, a divisão de jornal impresso, televisão e rádio desaparecerão; o computador integrará todos os meios de comunicação. Apesar dessas considerações, é arriscado prever o futuro da comunicação. Entretanto, comparando os primórdios até os avanços atuais, é inegável que o futuro será promissor e facilitará ainda mais a vida de todas as pessoas. Nesse sentido, é fundamental que elas procurem se atualizar para não ficar à mercê do progresso, que os meios de comunicação não percam a ética da informação e, ao mesmo tempo, que o contato humano seja resgatado para que os seres humanos não se tornem ainda mais fechados em seu próprio mundo, como já se vê atualmente.

"Os avanços tecnológicos são, sem dúvida, meios revolucionários e necessários para a era atual. Porém, se sua utilização for inadequada, o contato humano e a visão correta da realidade podem ser distorcidos e perdidos."

Fonte: Revista Terceira Civilização

Nenhum comentário: