janeiro 22, 2008

Snack Culture

Snack Culture foi uma expressão difundida pela revista norte-americana Wired, a partir de uma matéria publicada em março de 2007, falando sobre as novas tendências de cultura e comunicação. Snack Culture quer dizer, basicamente, o modo como as pessoas têm consumido nos últimos tempos, produtos e serviços: aos poucos, aos pedaços e rapidamente, como uma espécie de fast-food cultural.

Ricardo Cianciaruso, especialista em Marketing, define:
"Esse novo jeito de consumir cultura se expressa de várias maneiras. É o vídeo de um minuto que vira sucesso no Youtube. É o download de uma música no MP3 player (antes você precisava comprar um CD com 12 músicas). É a leitura breve de um post de blog. É a notícia lida na internet (antes você precisava comprar um jornal inteiro). É o videogame jogado no celular entre uma estação e outra do metrô. É você zapeando pelos mais de 50 canais da TV, e assistindo um pouquinho de tudo. É você surfando pela internet, um pouco aqui, outro pouco ali. É o americano que paga U$ 1,99 para baixar episódios de 30 minutos de seriados da TV para assistir no iPod".

A cultura de consumo imediato também incorpora o fenômeno dos produtos, serviços, e experiências se tornando cada vez mais transitórios. Produtos que têm sido desconstruídos em formatos mais dirigíveis, mais facilmente dispostos em fragmentos, tornando possível colecionar cada vez mais experiências, tantas quantas forem possíveis, em um tempo cada vez mais curto.

Os sinais estão em todos os lugares e vão desde os comércios onipresentes até os fragmentados (ou despedaçados) meios, de peças de moda descartáveis, do aluguel de bens de produtos e serviços e da propriedade temporária. Como você pode perceber, não é uma tendência extremamente nova, mas que vai se desenvolver muito em 2008.

Veja estes exemplos:

COSMÉTICOS
A e.l.f. (eyes, lips, faces) está fazendo muito sucesso em Nova York, com seus produtinhos que custam apenas 1 dólar e podem ser personalizados.

AUTOMÓVEIS
O setor de carros pequenos (realmente pequenos) parece pronto para um boom global. A empresa que começou isso não por acaso chama-se Smart. Lançado em 1998, o "Smart FortTwo" já vendeu 800 mil unidades em 36 países e vai ser lançado nos EUA no primeiro semestre de 2008.

MODA
As lojas Zara e H&M (nos Estados Unidos) são ótimas em moda descartável. Ciclos de produto mais rápidos, preços baixos (mesmo aqui no Brasil, caso você não conheça) e, pronto, você pode se vestir e descartar rapidamente sem dor na consciência.

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