fevereiro 13, 2008

Cidade brasileira estréia ônibus que atravessa enchentes

Ônibus Anfíbio

Sábado, 02 de fevereiro de 2008, 16h20

Depois de 6 anos de desenvolvimento, e mais de 14 milhões de reais de investimento, o projeto contou com o trabalho de engenheiros do Instituto Militar de Tecnologia I.M.E. e a patente de propriedade da empresa Busscar Ônibus S.A., já foi registrada em todos os continentes e está sendo estudada para emprego em outros países, como África do Sul, Estados Unidos e Austrália. França e Alemanha já compraram a patente e iniciarão a produção do veículo a partir de 2009.

"Tal veículo não poderia surgir em outro lugar senão Joinville. Temos um dos mais volumosos índices pluviométricos do mundo. A Busscar já tem 4 mil encomendas do veículo que serão distribuídos em São Paulo e Rio de Janeiro." Disse Zelindo Petri, coordenador da empresa, a toda a imprensa no dia 02 último.

As principais adaptações foram feitas nas rodas que receberam um sistema especial de freios além de rolamentos e várias outras peças. "Nos baseamos em desenhos modernos utilizados por veículos militares para projetar o sistema de escapamento, motor além de toda a vedação da carroceria." afirma Zelindo. O veículo, mesmo lotado, é capaz de atravessar ruas alagadas até 1,80m de profundidade (altura pouco abaixo da linha da janela de um ônibus convencional) sem correnteza ou 1m com correnteza de até 20km/h.

A fotografia foi tirada durante um teste em público do protótipo realizado em Joinville em uma situação real:

Foto: Kátia Lemos – RBS

Nenhum comentário: