maio 26, 2008

China high tech nas Olimpíadas

Será que vai chover?

Os chineses estão mesmo investindo pesado para tornar a Olimpíada de Pequim histórica. A novidade agora é utilizar a tecnologia para controlar o tempo, que costuma ser chuvoso durante o mês de agosto - a probabilidade de "cair um toró" durante a abertura dos jogos é de 47%!

Para operacionalizar esta proeza, cientistas montaram uma rede hipersofisticada para monitorar o clima com uma precisão cirúrgica. Desta forma, quando a possibilidade de chuva for detectada, os chineses irão bombardear as nuvens com produtos químicos, como iodeto de prata e nitrogênio líquido. A idéia é manipular as gotículas de água que estão flutuando dentro das nuvens, incentivando ou bloqueando a formação de chuva.

É isso aí, tudo contra São Pedro!



Você sabia...
Que Pequim é uma das cidades mais poluídas do mundo?
Manipular o clima fazendo com que não chova pode fazer com que atletas sofram muito, afirma o especialista da USP. Mas o governo chinês não está nem aí para esta quirela, e afirma que também quer estimular os torós: na véspera da abertura dos jogos, pretende induzir uma grande chuva para limpar a atmosfera. Além disso, diz que vai fechar fábricas, parar construções e banir parte dos carros. Mas a situação é crítica: se os níveis de poluição ficarem muito altos, o Comitê Olímpico Internacional poderá adiar algumas competições.

Nenhum comentário: