junho 17, 2008

A internet é transmitida via satélite?
















A resposta é sim, mas em pequena escala.

Em um mundo praticamente dominado pela transmissão via satélite, a maioria das informações que recebemos via internet - 80% delas - é transmitida através de cabos que estão no fundo do mar. Isso mesmo: o globo é permeado por cabos subaquáticos de fibras óticas, que possuem uma capacidade de transmitir informações com uma velocidade aproximadamente 500 vezes maior que um satélite. Enquanto um satélite tem a capacidade de transmissão de 2,5 gigabits (blilhões de bits) por segundo, um cabo consegue fazê-lo com até 1,2 terabits.

São 270 cabos que compõem esta rede de comunicações marítima, que estão conectados à centrais telefônicas de todos os países. Eles são instalados através de barcos que precisam navegar em linha reta para economizá-los ao máximo.

O cabo mais longo do mundo é o SeaMeWe 3, com 39 mil km de comprimento, passando por 32 países. Sua construção custou cerca de US$ 1,5 bilhão.

Apesar de possuírem uma tecnologia tão avançada, existem cabos que podem ser atingidos por navios, terremotos ou mordidas de tubarões, por exemplo. Em fevereiro, um navio atingiu cabos situados no Canal de Suez, fazendo com que mais de 85 milhões de pessoas ficassem sem internet durante 1 semana. Considerando a velocidade e a quantidade de informações que circulam por segundo na internet e espalham-se pelo mundo, 7 dias sem "novidades virtuais" gera uma repercussão e tanto - quem já surfou nas ondas virtuais sabe que não consegue mais viver sem elas.

Afinal de contas, quem respondia a todas as perguntas A.G. (Antes do Google)?

Nenhum comentário: