julho 03, 2008

Quem é o responsável pela gripe?


















Este é apenas um dos muitos "assuntos interessantíssimos" da Superinteressante deste mês.

E aquela velha pergunta não quer calar: "Vale mesmo a pena tomar vacina contra a gripe?" A resposta é: depende. Cada organismo reage de uma forma diferente. A verdade é que existem milhares de mutações do influenza, nome dado ao vírus da gripe.

Os sintomas da gripe todos já conhecem. Conforme o tempo passa, as pessoas vão sarando, adquirem imunidade e o vírus da gripe some. No ano seguinte, ele reaparece em "nova versão", mais arrojado, flexível e veloz. Mas de onde vêm as ondas de gripe?

Um estudo feito pelo epidemiologista Colin Russel, da Universidade de Cambridge, analisou 13 mil amostras do vírus da gripe ao longo de 5 anos, e parece ter encontrado a resposta.

A culpa é dos asiáticos, mais precisamente os situados na região sudeste, onde a quantidade de pessoas é gigantesca. Como na Ásia o vírus contamina muita gente, estaria, segundo Russel, sujeito a sofrer mutações em seu DNA, devido aos erros de cópia quando o vírus passa de uma pessoa para a outra. Estas mutações resultam em novos subtipos do vírus, contra as quais ninguém ainda adquiriu imunidade.

Também foi possível medir o tempo em que o vírus leva para se deslocar: quanto mais fortes as relações comerciais entre duas regiões, mais fácil é o deslocamento do vírus, devido à grande quantidade de pessoas e mercadorias contaminadas. Daí a explicação do porquê a gripe passa primeiro pela Europa e pelos Estados Unidos, antes de chegar na América do Sul. E mais: nós aqui no Brasil "recebemos" o vírus de nossos vizinhos Peru e Chile e ainda o repassamos aos nossos hermanos argentinos...

Fazer o quê?

Nenhum comentário: