setembro 26, 2008

Alguns insights the bits na história

São antagônicas as imagens do que era tecnologia entre o fim dos anos 70 e início dos anos 80, e os dias de hoje.

William Henry Gates III - que mais tarde ficou conhecido mundialmente como Bill Gates - um franzino estudante da Lakeside School, de Seattle, Estados Unidos, começou a engatinhar no mundo dos bits com 13 anos, quando criou seu primeiro programa para computador - um pré-histórico jogo-da-velha. O equipamento utilizado não passava de um console sem monitor, que possuía uma velocidade de processamento quase a "passos de tartaruga". O resultado do jogo saía em uma impressora, mais de meia hora depois de programado e executado o programa - e aquilo já garantia a diversão da garotada nos intervalos da escola.

Quem diria que Bill se tornaria o homem mais rico do mundo?

Muito bem, seguem algumas imagens que formaram marcos na história dos bits, e outras que refletem a realidade nos dias de hoje. Ou melhor, imagens que mostram a realidade agora. Amanhã, ninguém sabe...
















Jobs, em 1981, ao lado do Apple II, e em janeiro, na MacWorld

















Gates, em 1977, dois anos depois da fundação da Microsoft, preso por dirigir um Porsche 911 em alta velocidade, e em agosto, depois de deixar o comando da empresa.
















O primeiro celular, o Motorola DynaTAC 8000X, foi lançado em 1983 e media 33 centímetros. À direita, o novíssimo iPhone da Apple.










À esquerda, o IBM 360, típico dos anos 60, que ocupava uma sala, e o finíssimo MacBook Air (à dir.). Hoje os PC's são 10 vezes mais velozes que as máquinas que levaram o homem para a Lua em 1969.

Nenhum comentário: