Como todos sabem, o mais famoso livro de Lewis Carrol, "Alice in Wonderland" (Alice no País das Maravilhas), publicado em 1865, já ganhou várias versões em filme ao longo dos anos (ou no último século) e a última foi um tremendo sucesso de bilheteria de Tim Burton, versão em 3D com Johnny Deep (Chapeleiro maluco) e Mia Wasikowska (Alice), que ainda está em cartaz em alguns cinemas brasileiros desde sua estréia em 21 de abril.
A primeira versão de Alice in Wonderland data de 1903 e foi recentemente restaurada pelo BFI National Archive, a partir de materiais seriamente danificados. Lançada apenas 38 após o lançamento do oficial do livro de Carrol e apenas 8 anos após o nascimento do cinema, esta adaptação foi dirigida por Cecil Hepworth and Percy Stow, e foi baseada nas ilustrações originais do livro, feitas por John Tenniel. Em um filme gravado há mais de 100 anos, Hepworth escalou sua mulher para interpretar a Rainha Vermelha (Red Queen), e ele mesmo aparece como o Lacaio-Rã (Frog Footman). Até mesmo o Gato Risonho (Cheshire cat) que aparece no filme é na verdade o bichinho de estimação da família.
O filme tinha apenas 12 minutos, (dos quais apenas 8 foram recuperados) mas naquela época Alice in Wonderland foi considerado o filme mais longo produzido na Inglaterra. O BFI conseguiu restaurar as cores originais do filme pela primeira vez em mais de 100 anos.
Para que todos entendam os diálogos, eu os traduzi abaixo, na ordem em que aparecem no filme:
"Alice sonha que vê o Coelho Branco e o segue pelo seu buraco até a 'Sala de Muitas Portas'."
"Alice, agora bem pequena, ganha acesso ao Jardim onde ela encontra um cão e tenta fazer com que ele brinque com ela."
"Alice entra na pequena casa do Coelho, mas, tendo ela voltado ao seu tamanho normal, ela não consegue sair até que ela se lembra do Leque Mágico."
"A Duquesa, dona do Gato Risonho, aparece para Alice e a leva para a casa do Chapeleiro Maluco." ----- "O Chá dos Loucos."
"A PROCISSÃO REAL." ----- "A Rainha convida Alice para participar." ----- "Alice, sem intenção, ofende a Rainha que chama um carrasco para decapitá-la. Mas Alice, ousadamente, dá um 'tapa de orelhas' no carrasco e toda a confusão faz com que ela acorde."
Composição e interpretação: Wendy Hiscocks
Nenhum comentário:
Postar um comentário