novembro 22, 2007

Biografia "The Police"


A história do The Police começou em 1976, quando o baixista Gordon Sumner, mais conhecido como Sting, se apresentava nos pubs londrinos com sua banda de jazz-rock "Last Exit". Uma dessas performances foi vista por Stewart Copeland, baterista do "Curved Air", que imediatamente se interessou pelo estilo e técnica do músico.

Com o fim do Last Exit pouco tempo depois, Copeland e Sting resolvem formar um novo grupo. Juntou-se a eles o guitarrista Henry Padovani, e o trio saiu para uma pequena tour como banda de apoio do vocalista Cherry Vanilla, que estava abrindo shows de Johnny Thunders.

Já em 1977, adotando definitivamente o nome The Police, lançam o primeiro EP, "Fall Out", por um selo independente que era, na verdade, comandado por Copeland e seu irmão Miles, que acabou virando empresário do grupo.

O EP fez relativo sucesso e o The Police começou a ganhar nome no underground. Conheceram Andy Summers, músico que assumiu a segunda guitarra no grupo. Mantiveram essa formação de dois guitarristas por um tempo, até que Padovani deixa a banda.

Novamente como um trio, em 1978, o The Police assina com a gravadora A&M e lançam o single "Roxanne", que apesar de não ter sido bem sucedido, não abalou a confiança da banda pois logo após gravaram o segundo, "Can’t Stand Loosing You", que entrou para a lista dos 50 mais vendidos da Inglaterra.

Mesmo sem nenhum disco nas lojas, fazem uma breve excursão pelos EUA, cruzando o país numa van alugada. Ainda no mesmo ano (1978), gravam o primeiro álbum, "Outandos D’Amour". Esse álbum ficou em sexto lugar nas paradas britânicas e entrou para o Top 30 americano. Os dois primeiros singles são relançados e "Roxanne", inicialmente um fracasso, vira hit. Em 1979, sai mais um EP, "Message in a Bottle", que foi direto para o topo das paradas.

O segundo álbum, "Reggatta de Blanc" teve o mesmo destino e o The Police torna-se uma das maiores bandas do mundo. O grupo faz uma turnê inusitada, tocando em países que não eram rota entre os artistas como a Índia, Egito e Grécia. Antes de gravarem o terceiro álbum, "Zenyatta Mondatta", a banda solta em 1980, o EP "Dont Stand So Close To Me", que também foi número 1 no Reino Unido e subiu na parada americana. Em 1981, o Police conquista o mundo com o hit "De Do Do Do, De Da Da Da" faturando 3 Grammys.

Apesar do público crescer a cada show, os integrantes do grupo iniciam suas respectivas carreiras solo. O álbum de maior sucesso de toda a careira, "Synchronicity", foi lançado em 1983 e liderou as paradas americanas e inglesas por 17 semanas. Seguiu-se então, uma bem sucedida turnê de divulgação do disco, porém, após o término da mesma, o grupo se separou.

Desde então, houveram poucas reuniões do The Police em alguns shows especiais, eventos e aparições em programas de rádio e TV, sendo que até hoje, seus integrantes seguem carreira solo.

Nenhum comentário: