novembro 25, 2007

DANTE ALIGHIERI - O maior nome da literatura italiana

"O ano de 1265 reservou um grande presente a Florença: nascia na cidade aquele que se tornaria o maior nome da literatura italiana - Dante Alighieri.
"Integrante da pequena nobreza guelfa, uma das facções políticas em que se dividia a elite florentina, sua família batizou-o 'Durante Alighieri'. Mas logo o apelidou com o nome pela qual ficou conhecido.
"Em 1283, Dante viu na rua a jovem Beatriz Portinari, o amor platônico de sua vida que se tornou a fonte de inspiração de sua grande obra.
"Quando ele completou 12 anos, seus pais arranjaram-lhe um casamento com a nobre Gemma Donati. O matrimônio concretizou-se quando Dante tinha 18 anos, mas a moça parece jamais ter ocupado seu coração - pelo menos em suas obras nem ela nem os quatro filhos do casal são mencionados.
"Ao iniciar seus escritos, foi apresentado pelo poeta Brunetto Latini aos textos clássicos, bem como à forma de escrever que surgia naquele momento, o dolce stil nuovo. Dante tornou-se adepto desse estilo, caracterizado pela exaltação do amor e por sua estrutura rigorosa de composição de versos.
"Em 1289, a política irrompeu, pela primeira vez, as atividades literárias de Dante, que se engajou em batalhas com a facção da nobreza rival à dos guelfos - os gibelinos. No ano seguinte, Beatriz faleceu, o que levou Dante a entregar-se a uma vida dissoluta. As informações sobre essa fase de sua vida são muito escassas.
"Estimulado por amigos, voltou a escrever em 1292. Três anos depois, entrou na vida política florentina. Nessa época, enfrentou várias perseguições e iniciou muitas de suas importantes obras. Faleceu em Ravenna em 14 de setembro de 1321, onde foi enterrado."


Principais obras

La Vita Nuova (A Vida Nova, c. 1292);
De Vulgari Eliquentia (Sobre a Língua do Povo, c. 1306);
Il Convivio (c. 1306-1309);
De Monarchia (c. 1310 ou 1318);
A Divina Comédia (c. 1307-1321).


Sua época

"A Itália dos dias de Dante estava dividida entre o poder do papa e o do Sagrado Império Romano. O norte era predominantemente alinhado com o imperador (alemão ou italiano) e o centro, com o papa. Assim, não havia no país um único poder. Nas cidades, era comum haver disputas entre grupos opositores, o que freqüentemente levava a sangrentas guerras civis.

"A política representava os interesses de famílias. Na época, a maior parte do poder em Florença estava nas mãos dos guelfos - opositores do poder imperial. Mas o partido em pouco tempo se dividiu em duas facções. A causa foi novamente uma rixa entre famílias. Nessa época, Dante era um dos seis presidentes do Conselho da Cidade e a briga entre duas influentes famílias tornou-se cada vez mais intensa. Pela paz da cidade, ele teve de ordenar o exílio dos líderes de ambos os lados. Imparcial, incluiu, entre os exilados, um de seus melhores amigos - Guido Cavalcanti - e um parente de sua esposa, da família Donati.

"No meio dessa confusão, o papa decidiu enviar Calor de Valois (irmão do rei Felipe, da França) como pacificador para acabar com a briga entre facções. A suposta ajuda, porém, revelou seu um golpe de uma das famílias para tomar o poder, e Dante foi culpado de várias acusações, entre elas corrupção, improbidade administrativa e oposição ao papa. Foi banido da cidade por dois anos e condenado a pagar uma alta multa. Caso não pagasse, seria condenado à morte se algum dia retornasse a Florença.

"Cinco anos antes de sua morte, foi convidado pelo próprio governo de Florença a retornar à cidade, mas Dante rejeitou, falecendo em Ravenna."


A Divina Comédia

"'A Divina Comédia' caracterizava-se por um forte sentido moralizante, pela reafirmação dos princípios cristãos e pelo desejo de renovação espiritual. Sua força narrativa reside na firmeza de caráter de Dante, enquanto personagem, ao lidar com algumas das questões mais fundamentais da condição humana. Mesmo diante dos maiores desafios, o poeta segue convicto na crença da vida eterna.

"É um poema composto por um prólogo que introduz o leitor à aventura de Dante e por três partes claramente divididas: Inferno, Purgatório e Paraíso.

"Ao longo da obra, o autor atravessa os três mundos após a morte, na visão católica. O percurso tem início quando Dante perde-se em uma selva - símbolo de um período de entrega aos pecados."


Personagem principal

"Dante Alighieri é o próprio protagonista de A Divina Comédia. E boa parte da história ele passa com Virgílio. O encontro deles ocorre quando Dante tenta escapar da selva e encontra uma montanha que pode ser sua salvação, mas é logo impedido de subir por três feras: um leopardo, em leão e uma loba. Prestes a desistir e voltar para a selva, é então surpreendido pelo espírito do poeta romano Publius Vergilius Maro (70-19 a.C.), o Virgílio, que passa a representar seu mestre. Em algumas ocasiões, Virgílio o censura, em outras, o encoraja. às vezes ensina, outras, o transporta em suas costas e o põe para descansar na sombra dos rochedos.

"Para Dante, Virgílio representa a razão e a sabedoria humana e Beatriz, a mulher amada, a revelação e a sabedoria divina."

Nenhum comentário: