novembro 26, 2007

As grandes amizades nascem do companheirismo


"Desde a infância, nossos pais nos ensinam o quanto é importante ter e manter bons amigos.

"Em um diálogo com os jovens, o presidente da Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda, afirmou: 'Alguém disse certa vez: O homem que possui amigos é rico. Portanto, eu sou rico. É claro que isso também se aplica às mulheres. Ter apenas um amigo duplica nossa felicidade. Essa é a verdadeira riqueza'. Não existe nada mais maravilhoso do que os amigos. A amizade é um laço que une os corações das pessoas.

"Considerando a época atual, em que as pessoas visam ao ganho ou benefício próprio e estão mais voltadas para si mesmas, possuir bons amigos e mantê-los é algo muito raro.

"Na palavra 'amizade' estão contidos valores como lealdade, respeito, gratidão e estima. Isso me faz pensar, que, para conseguirmos bons amigos, primeiramente devemos ser um ótimo amigo. E para sermos um ótimo amigo precisamos ser um ótimo companheiro.

"No dicionário, 'companheirismo' é definido como convívio cordial, próprio de companheiro. Portanto, tudo depende de nós, de nossas ações diárias em prol das outras pessoas.

"O verdadeiro amigo não está presente apenas nas ocasiões boas, de alegria e de festas, mas também quando surge algum problema, nos momentos de tristeza e de dor. O companheiro de verdade sabe como alertar o amigo com amor e carinho quando necessário.

"O presidente Ikeda afirma: 'A única maneira de conquistarem boas amizades é vocês próprios tornarem-se bons amigos. As pessoas boas reúnem-se em volta de outras pessoas boas'.

"Devido à correria do dia-a-dia, muitas vezes é difícil estar ao lado dos amigos a todo momento. Da mesma forma, deixamos de dizer-lhes o quanto podem confiar e contar com nosso apoio para qualquer situação.

"Na SGI, temos como exemplo o presidente Ikeda, que busca criar grandes amizades por meio de sua própria conduta. Ele viajou pelo mundo inteiro e dialogou com escritores, políticos, formadores de opinião e várias personalidades, criando, assim, laços de amizade e companheirismo.

"Como discípulos, devemos seguir seu exemplo. De que forma isso pode ser feito? Acredito que, por meio de diálogos com nossos amigos, podemos criar fortes laços de companheirismo.

"O presidente Ikeda diz: 'O brilho da verdadeira humanidade encontra-se em superar os sentimentos de inveja com uma atitude decidida: Farei com que minha vida seja ainda mais maravilhosa. Se ficarem com inveja dos outros, não progredirão; serão simplesmente pessoas miseráveis. Por favor, não sejam derrotados nem consumidos por emoções. Não é muito melhor ser invejado pelos outros do que invejar? Espero que vocês abracem as pessoas com cordialidade e compreensão. Gostaria também de ver todos vocês se transformarem em pessoas de coração tão amplo como um grande rio, tão profundo como o oceano e tão vasto como o céu azul. Desse grande coração, será revelado um belo e magnífico drama de amizade'.

"Este deve ser nosso sentimento: transformar nosso pequeno coração num amplo coração, capaz de abraçar todas as pessoas.

"Acredito que, por meio de nossas ações diárias, do encontro de vida a vida, seremos capazes de gerar grandes mudanças na sociedade.

"Como membros da SGI e praticantes do Budismo de Nitiren Daishonin, nossa missão na sociedade é sermos verdadeiros amigos e companheiros em todos os campos de atuação."

Fonte: Revista Terceira Civilização

Nenhum comentário: